Como trabalhamos

Metodologia Transformativa Reflexiva

O objetivo do nosso trabalho é viabilizar diálogos entre pessoas (mediação) e em grupos de convívio (círculos restaurativos) como família, escola, trabalho, condomínio e outras associações.

 

  • Mediação: encontros entre pessoas que buscam entendimento ou composições de beneficio mútuo.

  • Círculos restaurativos: treinamento e oficinas para grupos de pessoas em busca de soluções de questões relacionadas ao seu convívio.

 

 

Mediação

 

Promovemos encontros com os interessados, nos quais atuamos de forma imparcial. As técnicas utilizadas nos atendimentos trazem reflexões aos participantes e colaboram no entendimento entre as partes.

A escuta e a oportunidade de se expressar propiciam aos participantes condições para refletir e buscar uma solução que atenda aos diferentes pontos de vista. O processo favorece o respeito ao outro, uma melhora no convívio e a possibilidade de reparação das relações danificadas.

Formato dos encontros de Mediação:

  • Aproximadamente 6 encontros de 1:30hr., semanais ou quinzenais, com a presença das partes envolvidas.

  • Local a ser definido conforme a região do atendimento.

  • Após a descrição do caso e um contato de pré mediação, enviaremos orçamento com base no número de encontros, local de atendimento e outras particularidades.

 

Círculos Restaurativos

 

Os círculos são usados ​​para uma variedade de propósitos, como falar, entender, apoiar, atender situações de conflitos, construir comunidades, reintegrar e celebrar.  São coordenados por mediadores também capacitados em justiça restaurativa.

Exploram o potencial de pacificação no grupo e resgatam o senso de pertencimento. Combinam tradições de comunidades ancestrais com conceitos atuais de democracia, inclusão e diversidade. Unem as pessoas horizontalmente, sem hierarquia. As experiências difíceis, os desafios e questões dolorosas  são compartilhadas com honestidade, num ambiente de respeito. As práticas circulares trazem aos participantes reflexão, novas perspectivas e novas possiblidades de  soluções.

Formato dos encontros de Círculos Restaurativos:

  • Fazemos uma ou mais entrevistas individuais com os interessados para esclarecimentos sobre suas demandas e sobre o nosso trabalho.

  • O primeiro encontro tem como objetivo a sensibilização para o levantamento das necessidades e a configuração do trabalho em conjunto com o grupo.

  • A duração de cada encontro é aproximadamente 2hrs.

  • Local a ser definido conforme a região do atendimento.

  • Após as entrevistas e definição do escopo do trabalho enviaremos orçamento com base no número de pessoas, encontros, local de atendimento e outras particularidades.