O que é mediação

A mediação é um método de resolução de divergências que tem como foco o diálogo e a busca do consenso, com auxílio de um terceiro não envolvido na questão. O mediador conduz o processo buscando a cooperação, em lugar da disputa.

 

A mediação é mais rápida que um processo jurídico, menos onerosa e mais efetiva, uma vez que as pessoas envolvidas são responsáveis pela criação e sustentação de suas resoluções.

 

 Durante os encontros de mediação, todos os participantes têm oportunidade de se manifestar, num ambiente de respeito e escuta. Reduz as consequências nocivas da ruptura dos relacionamentos. Transforma  a perspectiva do conflito em uma oportunidade de crescimento, onde todas as partes podem sair ganhando, com a possibilidade de acordos criativos, viáveis e sustentáveis.

 

O Brasil, como outros países, tem desenvolvido políticas públicas visando mudar o enfoque de um sistema adversarial para uma cultura de pacificação social. Nesse sentido a mediação foi regulamentada através da Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça em 2010 e da Lei da Mediação (n13.140/2015).